O que é o AVCB / CLCB?
O que é o AVCB / CLCB?

AVCB significa Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros, e CLCB quer dizer Certificado de Licença do Corpo de Bombeiros. São laudos emitidos pelo Corpo de Bombeiros, e são de extrema importância em edifícios residenciais e comerciais para atestar se que o imóvel possui as condições de segurança contra um potencial incêndio. De acordo com a Lei Federal complementar nº 1.257, de 6 de janeiro de 2015, imóveis comerciais e residenciais devem ser vistoriados pelo corpo de bombeiros. O laudo AVCB é obrigatório e necessário quando o proprietário do imóvel: constrói ou reforma; amplia a área construída; muda a ocupação de uso; pretende regularizar as edificações e suas áreas de risco e construções provisórias (eventos, por exemplo). O documento é de extrema importância para solicitar e manter o alvará de funcionamento do imóvel.

O AVCB é apenas um documento?

Tanto o AVCB como o CLCB são documentos certificadores que servem para atestar a segurança e proteção das pessoas e do patrimônio mantido no edifício. Ele é essencial para, por exemplo, uma seguradora pagar a indenização contra um potencial incêndio.

E se eu não tirar ou renovar meu AVCB?

Você estará irregular e com problemas. Sem o laudo atualizado, além do risco contra o patrimônio e contra a vida das pessoas que circulam pela edificação, se houver um incêndio a seguradora não irá cobrir o prejuízo e o risco de multa é grande devido às fiscalizações que acontecem sem data agendada feita pelos próprios bombeiros.

Com tantas pessoas e edifícios, por que a fiscalização iria justo no meu estabelecimento?

Sem dúvida, um dia a fiscalização baterá à sua porta. Porém, a multa por não ter o AVCB pode ultrapassar R$200 mil. Além disso, o proprietário passa a ser responsável por qualquer acidente que ocorra no local. Um exemplo disso foi o incêndio ocorrido no CT do Flamengo, no Rio de Janeiro, em que o presidente do clube foi acusado pelo homicídio dos garotos que faleceram no incêndio.

Quem pode me ajudar?

A CS Extintores tem uma equipe de engenheiros e técnicos especializados em segurança do trabalho, que realizam junto ao Corpo de Bombeiros a vistoria para o laudo ser emitido em poucos dias!

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Qual a validade do AVCB?

Isso pode variar conforme o imóvel e seu uso. Normalmente, a renovação ocorre de 1 ano até 3 anos.

Quais são os documentos necessários para retirar AVCB?

A CS extintores necessita apenas do IPTU (Imposto Predial Territorial Urbano) atualizado do imóvel e o CNPJ do estabelecimento. Com os dados, podermos dar entrada no processo de certificação por AVCB. Todos os trâmites são responsabilidade nossa.

O que os Bombeiros exigem para emitir laudo AVCB?

A partir da vistoria realizada pela CS Extintores, verificaremos quais e quantos equipamentos de combate a incêndio serão necessários para atender a demanda do local. Se você realizar o pedido de AVCB conosco, podemos aumentar o desconto nos equipamentos de segurança.

Adequar meu edifício pode sair caro demais?

Nunca é caro preservar a vida e o patrimônio. Pense nisto!

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